This page has been validated.
APPENDIX
267

informações dadas por Monsr Hervey na carta que escreveu a V. Sa não podem deixar de ser muito conformes ao prestimo, experiencia e capacidade de um official digno da sua recommendação.

Que, n'esta intelligencia, logo que o Tenente Phillips chegar a este Reino, se lhe expedirá a patente de Capitão de Mar e Guerra das Armadas de Sua Magestade.

Que os officiaes estrangeiros que sao admittidos ao Real Serviço, e com as circumstancias d'elle Tenente Phillips, vencem em terra e no mar soldo dobrado dos que vencem os officiaes Portugueses em uma e outra parte.

Que este soldo dobrado he de quarenta mil reis por mez em terra, e de oitenta mil reis no mar; tendo, além d'isto, em quanto andam embarcados em Fragatas de Guerra, quatro mil e oitocentos, e em Naus de Linha, seis mil e quatrocentos por dia para a sua mesa, á qual devem admittir os officiaes de patente e capelães da sua guarnição, percebendo igualmente para a mesma mesa, tantas rações do porão quantos fôrem as pessoas da qualidade acima indicadas que comerem a ella.

Que não se pratica em Portugal convencionar soldos em caso de reforma; que os officiaes benemeritos não se costumam reformar em quanto podem servir, e que quando isto acontece por impossibilidade dos mesmos officiaes ou por qualquer outro motivo que não seja desagradavel á Corte, os manda Sua